Artigos sobre ansiedade

4 pilares para deixar de sofrer com o transtorno de ansiedade

Muito provavelmente, você já tem muito conhecimento sobre o que é o transtorno de ansiedade diante das pesquisas que faz na internet. Também é possível que você esteja procurando algo que seja rápido. Hoje, nossa sociedade adota um modelo de desejar respostas rápidas para tudo, como se fosse possível tomar um comprimido para resolver um problema. Infelizmente, para quem sofre do transtorno de ansiedade, assim como para inúmeras outras patologias, a coisa não funciona desta forma.

Neste artigo, eu vou lhe explicar o que você precisa entender e aceitar para começar a trilhar uma nova jornada. Necessariamente, você vai precisar se convencer sobre os quatro pilares que vou detalhar. Primeiramente, é necessário frisar que a cura para ansiedade precisa ser entendida como remição dos sintomas e não uma cura propriamente dita. Na saúde mental, tratamos desta forma.

A ansiedade é algo natural que faz parte do ser humano e foi o que garantiu a sobrevivência e evolução da nossa espécie. Você sempre terá ansiedade. Ela vai se manifestar, por exemplo, em um primeiro encontro com o crush, quando se aproxima a data da viagem dos sonhos, em uma entrevista de emprego e mudança para uma casa nova, entre tantas outras situações que fazem parte do nosso cotidiano.

Entendido isso, agora vamos avançar. Quando os processos ansiosos saem do que podemos considerar normal e passam a interferir na funcionalidade da pessoa, atrapalhando sua rotina, aí nós temos o que é chamado de transtorno de ansiedade. Aqui neste artigo, eu não vou me aprofundar nos diversos tipos de ansiedade. A intenção é mostrar os quatro pilares que vão resolver o seu problema.

Em geral, muitas pessoas procuram tratamento através de terapia, análise ou uso de medicamentos. Psicanalistas, psicólogos e psiquiatras são os indicados para o tratamento. O que nem todos fazem é mostrar algo fundamental para que a pessoa consiga caminhar rumo a remissão dos sintomas. Eu costumo dizer que o transtorno da ansiedade, em si, é um sintoma de que algo não vai bem na vida da pessoa. E não vai mesmo. E por que afirmo isso? Muito simples: a pessoa está levando uma vida fora dos padrões que podemos considerar como mais adequados para que doenças mentais não sejam desenvolvidas. Vamos ver os quatro pilares:

Pilar número 1 – Sono de qualidade

A primeira coisa que um profissional de saúde deveria perguntar para a pessoa é como está o sono dela. Ele é fundamental para qualquer tipo de tratamento, não só relacionado a saúde mental. Um ser humano adulto deve dormir de 7 a 9 horas por noite. Veja bem: noite. E deve ter uma rotina para manter o seu ciclo circadiano regulado. Se você não tem horário para dormir e acordar todos os dias, já temos um problema. Aqui no nosso site temos um artigo que fala um pouco mais do ciclo circadiano. Tudo começa por um sono de qualidade.

Pilar número 2 – Alimentação

Há um dito popular que diz que você é o que come. E não há como questionar isso. Pessoas que não tem uma boa alimentação desenvolvem, por conta disso, diversos problemas de saúde. Nosso caso aqui é sobre ansiedade. Necessariamente, uma pessoa que sofre de transtorno de ansiedade deve cortar a cafeína da sua alimentação. Depois das 15 horas, caso consiga apenas diminuir, nem pensar com consumir produtos com cafeína. Isto é o básico do básico e não há discussão sobre a necessidade de essa medida ser seguida. Aqui no nosso site tem um artigo com mais detalhes sobre alimentação.

Pilar número 3 – Atividade física

Aqui temos um ponto que a maioria das pessoas ignora e, mais uma vez, o sedentarismo é responsável por agravar muitos problemas de saúde. Você não precisa se tornar um atleta ou frequentar uma academia. Precisa apenas fazer caminhadas diárias. Inicie com 15 minutos diários e vai aumentando gradativamente conforme for se sentindo melhor. O ideal, conforme a Organização Mundial da Saúde, são 10 mil passos diários. No começo, se você é sedentário, não vai conseguir. Vá aumentando aos poucos. Nas lojas de aplicativos você vai encontrar um gratuito para medir seus passos. Pelo menos a metade tem que ser de exercício de caminhada.

Pilar número 4 – Autoconhecimento

Cuidando dos três primeiros pilares, você já vai sentir uma melhora em uma semana. Depois entra o autoconhecimento. Você precisa se conhecer, saber quais são os seus pontos fracos, pontos fortes, buscar compreender por que pensa como pensa, eliminar pensamentos negativos, ter um propósito … Se você está se cuidando e sabe para onde está direcionamento sua vida, as coisas começam a se encaixar. Neste ponto é fundamental eliminar tudo o que é negativo, como amigos fofoqueiros, notícias ruins, postagens negativas em redes sociais, músicas com letras negativas. O nosso cérebro, por natureza, dá preferência para o que é negativo porque pode representar uma ameaça. O que a gente precisa fazer é estar vigilante para isso.

Conclusão

Este assunto é extremamente amplo e o objetivo aqui foi passar linhas básicas para você começar a mudar. A ansiedade se caracteriza por pensamentos sobre o futuro. Ele só existe na nossa mente. E se você sofre do transtorno, seu cérebro está especialista nisso. Isto é fisiológico, para que você entenda. Há circuitos neurais que levam você para esse quadro de sofrimento. Estas rotas neurais estão fortes e você precisa criar outras que vão enfraquecer essas. Então, é indispensável fazer uma mudança completa na sua vida para que os sintomas comecem a desaparecer e, talvez, para sempre. Mais uma vez eu repito: não existe um remédio ou uma terapia milagrosa. Você precisa tratar o conjunto. Há quadros que, obrigatoriamente, precisam da intervenção de um especialista em saúde mental justamente pelo que acontece no cérebro. Para muitos, um medicamento pode ser necessário, mas ele sozinho não vai revolver o problema. Se você gostou desse artigo, compartilhe com quem você acha que precisa de ajuda. Fique bem!